terça-feira, 14 de abril de 2009

Descontos Simples

03) (TTN/94) Admita-se que uma duplicata tenha sido submetida a 2 tipos de descontos. No primeiro caso, a juros simples, a uma taxa de 10% a.a., vencível em 180 dias, com desconto comercial (por fora). No segundo caso, com desconto racional (por dentro), mantendo as demais condições. Sabendo-se que a soma dos descontos, por fora e por dentro, foi de R$ 635,50, o valor nominal do título era de R$.

a) 6.510,00
b) 6.430,00
c) 6.590,00
d) 5.970,00
e) 6.240,00

Descontos Simples

02) (TTN/89) Utilizando o desconto racional, o valor que devo pagar por um título com vencimento daqui a 6 meses, se o seu valor nominal for de NCz$ 29.500,00 e eu desejo ganhar 36% ao ano, é de

a) NCz$ 24.000,00
b) NCz$ 25.000,00
c) NCz$ 27.500,00
d) NCz$ 18.880,00
e) NCz$ 24.190,00

Desconto Simples

1 – INTRODUÇÃO
Se uma pessoa deve quantia em dinheiro numa data futura, é normal que entregue ao credor um título de crédito, que é o comprovante dessa dívida.
Todo título de crédito tem uma data de vencimento; porém, o devedor pode resgatá-lo antecipadamente, obtendo com isso um abatimento denominado DESCONTO.
O desconto é uma das mais comuns aplicações da regra de juro.
2 – TÍTULO DE CRÉDITO
Os títulos de crédito mais utilizados em operações Financeiras são a NOTA PROMISSÓRIA, a DUPLICATA e a LETRA DE CÂMBIO.
2.a – A nota promissória é um comprovante da aplicação de um capital com vencimento predeterminado. É um título muito usado entre pessoas físicas ou entre pessoas físicas e uma instituição financeira.
2.b – A duplicata é um título emitido por uma pessoa jurídica contra seu cliente (pessoa física ou jurídica), para o qual ela vendeu mercadorias a prazo ou prestou serviços a serem pagos no futuro, segundo um contrato.
2.c – A letra de câmbio, assim como a nota promissória, é um comprovante de uma aplicação de capital com vencimento predeterminado; porém, é um título ao portador, emitido exclusivamente por uma instituição financeira.
3 – DESCONTO
Alguns conceitos importantes:
valor nominal, também chamado valor futuro, valor de face ou valor de resgate – é o valor indicado no título (importância a ser paga no dia do vencimento).
valor atual, também chamado valor descontado – é o líquido pago (ou recebido)antes do vencimento.
tempo ou prazo – é o número de dias compreendidos entre o dia em que se negocia o título e o de seu vencimento, incluindo o primeiro e não o último , ou, então, incluindo o último e não o primeiro.
Assim: Desconto é a quantia a ser abatida do valor nominal, isto é, a diferença entre o valor nominal e o atual.
Atenção: O desconto pode ser feito considerando-se como capital o valor nominal ou o valor atual. No primeiro caso, é denominado desconto comercial; no segundo, desconto racional.
4 – DESCONTO COMERCIAL
4.a – Definição: chamamos de desconto comercial, bancário ou por fora o equivalente ao juro simples, produzido pelo valor nominal do título no período de tempo correspondente, e à taxa fixada.
4.b – Valor do desconto comercial.
Chamamos de:
d o valor do desconto comercial.
N o valor nominal do título.
A o valor atual comercial ou valor descontado comercial.
n o tempo.
i a taxa de desconto.
Temos pela definição: d = N x i x n, que é o valor do desconto comercial.
4.c – Valor atual comercial
O valor atual comercial ou valor descontado comercial é dado por:
A = N – d, substituindo “d” por seu valor obtido,
Temos: A = N – N x i x n.
Daí: A = N(1 – i x n), que é o valor atual comercial.
IMPORTANTE: O desconto comercial só deve ser empregado para períodos curtos, pois para prazos longos o valor do desconto pode até ultrapassar o valor nominal do título.

Descontos Simples

1) O valor atual racional de um titulo é igual a metade do seu valor nominal. Calcular ataxa de desconto, sabendo-se que o pagamento desse titulo foi antecipado de 5 meses.

a)200%a.a.
b)20%a.m.
c)25%a.m.
d)28%a.m.
e)220%a.a.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Resumo do capitulo 3

O estrangeiro

Beremiz de fato era um homem muito esperto, por perceber que naquela situação ele poderia tirar um vantagem dos 3 irmãos, segundo o PAI era pra ser dividido em 3 partes diretamente proporcional.
Beremiz por perceber que naquela ocasião seria necessário a sua intervenção, então ele propôs aos 3 irmãos ma solução que seria agradável a todos.
Ele propôs a ajudá-los, as com segundas intenções, ele notou assim como os 3 irmãos são dava uma conta exata, acrescentou o seu único camelo, somando 36 ao total, e pos a se dividir.
O filho mais velho ficaria com a metade de 35, isto é 17 e meio, receberas a metade de 36, portanto 18.
O segundo filho ficaria com o terço de 35, isto é 11 e meio, vai receber um terço de 36, isto é 12.
O terceiro filho ficaria com a nona parte de 35, isto é 3 e tanto, vai receber a nona parte de 36, isto é 4.
A soma que beremiz fez ( 18+12+4) totalizando 34, e os 2 últimos camelos que sobrarão, 1 ficou para beremiz e o outro para seu amigo.

ALUNOS: GERALDO E LUIS RICARDO.

O homem que calculava